Morre Dona Damiana, a Primeira Jardineira da Novacap, Aos 79 Anos
| imagem: reprodução |
Morreu neste domingo (7/9) Dona Damiana Maria da Silva, de 79 anos, a primeira jardineira da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). Ela faleceu após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) enquanto trabalhava em sua casa, no Distrito Federal, na última quinta-feira (4/9).
O velório foi realizado a partir das 12h30 desta segunda-feira (8/9) no Cemitério Campo da Esperança, em Taguatinga, seguido pelo sepultamento às 15h.
Nascida em Campos Sales, no Ceará, Dona Damiana era viúva e criou cinco filhos sozinha. Deixa ainda "10 netos e 12 bisnetos". Sua trajetória é marcada pela força, dedicação e um amor profundo pela natureza.
Segundo sua neta paterna, a advogada Rayane Duarte Pereira, 34 anos, Dona Damiana nutria uma paixão especial pela jardinagem. “Ela tinha muito amor pelo que fazia. Gostava muito de contar que ajudou a plantar a maioria dos ipês e jardins de Brasília. Ela deixa um legado de muito amor”, contou.
Amor pelos Ipês e pela Cidade
Dona Damiana era especialmente apaixonada pelos ipês, árvores símbolo da paisagem brasiliense. Após a morte do marido, chegou a trabalhar com café em Goiás, mas encontrou estabilidade e realização ao ingressar na Novacap, onde se dedicou à plantação e cuidado dos ipês. “Era seu meio de subsistência”, resumiu a neta.
Mesmo após a aposentadoria compulsória, seu trabalho seguiu vivo nas ruas, praças e jardins da capital. A casa de Rayane, sua neta, é um exemplo: tem ipês plantados por Dona Damiana, que continuam florescendo como símbolo de seu legado.
Homenagens da Novacap
O presidente da Novacap, Fernando Leite, lamentou profundamente a perda.
“É com muito pesar no coração que recebemos a notícia sobre a dona Damiana. Ela que foi, é e para sempre será um exemplo de amor pelo Distrito Federal. Dona Damiana parte, mas deixa um legado que jamais o tempo apagará. E nós seguimos daqui perpetuando seu trabalho e seguindo o exemplo de amor com o qual ela sempre cuidou de nossas cidades”, afirmou.
Raimundo Silva, ex-chefe de Dona Damiana e atual diretor das Cidades da Novacap, também prestou sua homenagem:
“Dona Damiana foi um símbolo de dedicação e amor ao trabalho. O Departamento de Parques e Jardins expressa profundo pesar pelo seu falecimento. Externamos imensa gratidão pela sua valiosa contribuição e com certeza seu legado será sempre lembrado por nós colegas da Novacap”.
Dona Damiana não apenas ajudou a moldar a paisagem verde de Brasília, mas também inspirou gerações com sua força, trabalho e cuidado. Sua história é um testemunho de que o amor pelas pequenas coisas pode florescer em um legado eterno.
Você conhece alguém que transformou a cidade com suas mãos? Comente e homenageie quem faz a diferença. Siga nossas redes sociais e fique por dentro de histórias que emocionam o "Portal Fuçando".


Nenhum comentário
Não tenha Vergonha comente para nos ajudar a melhorar