Alunos de Taguatinga Vivem Imersão na Amazônia em Experiência com Realidade Virtual

imagem: reprodução


Na sexta-feira (5), Dia da Amazônia, 120 estudantes do Centro Educacional 04 (CED 04), em Taguatinga, viveram um momento marcante: uma imersão em realidade virtual no coração da Floresta Amazônica. A ação foi promovida pela Rádio Nacional da Amazônia, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e fez parte das comemorações pelos 48 anos da emissora.


Durante 10 minutos, os alunos usaram óculos 3D para assistir ao filme "Amazônia Viva", projeto de educação ambiental da Iniciativa Inter-Religiosa pelas Florestas Tropicais no Brasil (IRI-Brasil). A experiência, que mistura imagens aéreas, subaquáticas e terrestres, levou os estudantes a navegar por rios, voar entre copas de árvores gigantescas e testemunhar a dança de uma líder indígena em meio à floresta.


As reações foram intensas: risos, lágrimas, sustos e muita emoção. Muitos alunos se impressionaram com a sumaúma, uma das maiores árvores da Amazônia. 

“A parte que mais me chamou a atenção foi quando nós estávamos subindo e vimos o tamanho da árvore gigante”, contou Kelvin Juan Nunes, que logo começou a desenhá-la.


Arthur Malena de Souza se emocionou com a beleza do bioma. “Eu esperava ver coisas assustadoras, como a onça e o jacaré, mas não. Foi uma viagem pelos lugares mais lindos. Me impressionou o tucano, o rio, a árvore e aquela indígena que saiu de dentro das sombras e começou a dançar”, disse. “Agora vou desenhar, começando pelo tucano. Depois, vou escrever: 'Viva a Amazônia!'”


Ana Carolina também se impressionou com a cena da dança da indígena Raquel Tupinambá. “Eu me assustei um pouquinho com aquela árvore gigante, de onde ela saiu. Ela é linda, né? Quando ela começou a dançar… foi forte”, contou.


O Impacto da Imersão


Para Daniel Souza Vicente, assistente de fotografia do filme, reações como essas são comuns  e significativas. 

“Acontece. Muitas vezes, o que mais ressalto é sobre o medo. É importante acolher as pessoas, mostrar que é só um filme, mas que o sentimento é real. Esse trabalho gera autoestima diante da imensidão da floresta”, afirmou.


Ele destacou ainda o papel social da iniciativa: “Esse filme desafia a premissa de ver para crer. A realidade virtual faz a gente ver. E é lindo poder teletransportar pessoas que nunca tiveram acesso a um cinema ou a uma experiência cultural como essa”.


Educação e Conscientização


A supervisora pedagógica do CED 04, Lisiane Teixeira, celebrou a ação. 

“O principal é que os alunos conseguiram valorizar esse momento e sentir, como nunca, o quanto a Amazônia é importante para a nossa sociedade e para o mundo”, disse. “Nunca vivemos uma experiência parecida. Foi a primeira vez que os vejo assim, tão emocionados”.


A escola planeja aproveitar o impacto da atividade com um projeto pedagógico sobre a Amazônia. Os alunos estão produzindo desenhos e redações, que serão expostos em murais e em uma mostra para pais e comunidade.


A Mágica do Rádio


A jornalista Mara Régia, da Rádio Nacional da Amazônia, conduziu a ação e proporcionou um momento inusitado: ao vivo, ligou para a apresentadora Nathália Mendes, que estava no ar no programa Tarde Nacional. Em segundos, as vozes dos alunos de Taguatinga ecoaram pelas ondas curtas da rádio, alcançando os nove estados da Amazônia Legal.


Foi um simbolo de conexão: da capital do país ao coração da floresta, uma ponte de consciência, educação e esperança.


Você acredita que experiências como essa podem transformar a relação das crianças com a natureza? 

Comente! 

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de iniciativas que unem tecnologia, educação e meio ambiente, só no "Portal Fuçando".

Nenhum comentário

Não tenha Vergonha comente para nos ajudar a melhorar