HRT assume cirurgias e viabiliza ampliação de 50% do centro cirúrgico de Samambaia

imagem: reprodução


O Hospital Regional de Samambaia (HRSam) iniciou um processo de reforma e ampliação de seu centro cirúrgico, com previsão de duração de 45 dias. Durante esse período, os procedimentos cirúrgicos estão sendo realizados no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), que absorve a demanda com o reforço de servidores da unidade de Samambaia.


A ampliação vai aumentar em até 50% a capacidade do setor em Samambaia. Após as obras, o centro cirúrgico contará com cinco salas cirúrgicas e seis leitos de recuperação pós-anestésica.


O HRT, que realizou 298 cirurgias somente em junho, mantém sua estrutura operacional e já conta com seis salas cirúrgicas. Dessas, uma é destinada a emergências, três são usadas para cirurgias eletivas e as demais funcionam como reserva. A média de cirurgias no HRSam era de quatro por semana.


A superintendência da Região de Saúde Sudoeste afirma que a operação foi planejada para não sobrecarregar o HRT. A gerente de Assistência Cirúrgica do HRT, Thalita Rassi, destaca a capacidade de atendimento da unidade, que atende 16 especialidades, entre elas oncologia, ortopedia, oftalmologia e ginecologia.


A sala de emergência do HRT pode realizar até sete cirurgias em 12 horas. A gestão de leitos permite ainda aliviar a pressão sobre o pronto-socorro, como ocorreu recentemente, com a ocupação de 20 leitos por pacientes encaminhados da emergência.


A reforma no HRSam não afeta outros serviços. A emergência obstétrica da unidade continua funcionando normalmente e ganhou uma nova sala, passando de seis para sete salas disponíveis.


A ampliação do centro cirúrgico faz parte de um conjunto de investimentos do Governo do Distrito Federal na Região Sudoeste. Entre as ações previstas estão a construção do futuro Hospital Regional do Recanto das Emas (HRE), com 100 leitos, sendo 10 de UTI pediátrica, e a implantação de novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em Taguatinga, Água Quente e Águas Claras. Recentemente, a UTI pediátrica do HRT foi expandida de quatro para seis leitos.


Deixe seu comentário sobre a importância da ampliação de centros cirúrgicos na rede pública. Siga o Portal Fuçando nas redes sociais e fique por dentro das melhorias na saúde do Distrito Federal.

Nenhum comentário

Não tenha Vergonha comente para nos ajudar a melhorar