Última Chance! Inscrições para Feira de Acessibilidade do DF Encerram nesta Sexta (5/9)

Imagem: Reprodução


Encerra nesta sexta-feira (5/9) o prazo para escolas e professores inscreverem projetos voltados a estudantes com deficiência na 4ª Feira de Acessibilidade do Distrito Federal. O evento, que tem como objetivo promover a inclusão, a cultura e a inovação, será realizado nos dias 12 e 13 de setembro, das 10h às 19h, no Alameda Shopping, em Taguatinga. A entrada é gratuita.


Organizada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) por meio da Biblioteca Braille Dorina Nowill

, vinculada à Secretaria de Educação (SEEDF), a feira conta com o apoio das Secretarias da Pessoa com Deficiência (SEPD), de Cultura e Economia Criativa (Secec), e da Regional de Ensino de Taguatinga.


Interessados em participar como expositores podem se inscrever entrando em contato com a Biblioteca Braille pelos telefones (61) 3464-7056 ou (61) 99375-7745, ou por meio das redes sociais da instituição. Após o contato, será agendada uma entrevista para apresentação do projeto.


Segundo a coordenadora da Biblioteca Braille Dorina Nowill, Eliane Ferreira, o sucesso das edições anteriores motivou a ampliação do público-alvo. “Agora, o evento contempla não apenas pessoas com deficiência visual, mas também aquelas com outras deficiências, como autismo e doenças raras, promovendo um espaço mais diverso e representativo”, explicou.


Criada em 2022, a Feira de Acessibilidade se consolida como um dos principais eventos do setor no Distrito Federal. A programação inclui saraus, exposições, palestras, mesas de debate sobre direitos, educação e desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência, além de valorizar artistas e grupos culturais formados por esse público.


Entre os participantes confirmados estão:


- Biblioteca Nacional de Brasília – com a tradicional Mala do Livro

- Academia Taguatinguense de Letras (ATL)

- Centro de Ensino Especial para Deficientes Visuais (CEDV)

- Fundação Dorina Nowill (SP)

- Defensoria Pública do DF

- Sebrae

- Instituto Blind Brasil (IBB)

- Meta Maker (robótica inclusiva)

- Coletivo “Os Eficientes”

- Visão Hospital de Olhos

- Fashion Inclusivo

- Retina Brasília

- Sociedade Bíblica do Brasil

- E diversas associações de pessoas com deficiência visual, surdocegueira e outras condições


O secretário da Pessoa com Deficiência, Willian Ferreira da Cunha, destacou o papel articulador do evento. “A Feira de Acessibilidade é um espaço de convergência entre a sociedade civil e o poder público. Ela reúne instituições para discutir, apresentar tecnologias assistivas e boas práticas pedagógicas, tudo com o foco em melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência”, afirmou.


A feira também será palco para a valorização de iniciativas locais que promovem autonomia, educação e empoderamento.


Você atua com projetos de inclusão? Ainda dá tempo de participar! Corra e faça sua inscrição até sexta. Depois, marque presença no evento e mostre seu trabalho. Comente aqui o que você espera da Feira de Acessibilidade em 2025! Siga nossas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre inclusão, cultura e educação no "Portal Fuçando".



Nenhum comentário

Não tenha Vergonha comente para nos ajudar a melhorar