Mutirão no HRT Realiza 174 Colposcopias e Fortalece Prevenção Contra Cânceres Ginecológicos

 


imagem: reprodução


O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) realizou, nos dias 27 e 28 de setembro, um mutirão de colposcopias que atendeu 174 mulheres, reforçando o diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento de lesões precursoras de câncer ginecológico. A ação ocorreu no Ambulatório de Alta Complexidade em Oncologia e integrou a campanha Setembro em Flor, iniciativa da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) em parceria com o Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA).


Diagnóstico Ágil e Humanizado


O exame de colposcopia é indicado para pacientes que tiveram alterações no Papanicolau e utiliza um aparelho com lentes de aumento para visualizar detalhadamente o colo do útero, identificando lesões invisíveis a olho nu. Quando necessário, é possível coletar biópsias durante o procedimento para análise laboratorial.


A cirurgiã oncológica do HRT e coordenadora da ação, Dra. Rayane Cardoso, destacou o impacto da iniciativa:  

“A colposcopia permite detectar com muito mais precisão as alterações nas pacientes. Além de fazer o diagnóstico, conseguimos iniciar o tratamento na hora, evitando que a lesão evolua para um câncer de colo de útero.”


Relato de uma paciente: agilidade salva vidas


A estudante Maria, 22 anos, foi encaminhada ao HRT pela Unidade Básica de Saúde (UBS) de Samambaia após alteração no preventivo. Ela relatou a rapidez e qualidade do atendimento:  

“Em menos de uma semana, já fui chamada para realizar o exame. Durante todo o processo, fui muito bem atendida. Ter essa agilidade para o diagnóstico precoce foi essencial para mim.”


Setembro em Flor: Mês de Conscientização e Ação


Durante todo o mês, a campanha Setembro em Flor promoveu diversas ações voltadas à prevenção dos cânceres que afetam o colo do útero, endométrio, ovários, vagina e vulva. Entre as atividades realizadas estão:

- Palestras e orientações sobre saúde feminina  

- Aplicação de vacinas contra o HPV  

- Caminhada em defesa da vida  

- Atendimentos especializados e exames  


“É com muita satisfação que promovemos essas ações, em que conseguimos atender diversas pacientes. Agimos em várias frentes: conscientizamos, educamos e tratamos”, afirmou Dra. Rayane.


Prevenção é a Chave


Entre os cânceres ginecológicos, o mais prevalente é o causado pelo HPV (papilomavírus humano). A combinação de vacinação e exame preventivo é fundamental para reduzir os riscos.


Na rede pública do DF, a vacina contra o HPV é gratuita para:

- Meninas e meninos de 9 a 14 anos  

- Jovens de 15 a 19 anos(até o fim de 2025)  

- Pessoas vivendo com HIV ou aids  

- Pacientes transplantados  

- Pacientes em tratamento oncológico  


Cuidar da saúde ginecológica não é só uma escolha  é um direito. Exames regulares e vacinação podem salvar vidas.


Você fez seu preventivo? Comente! Siga nossas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre saúde da mulher, só no Portal Fuçando.

Nenhum comentário

Não tenha Vergonha comente para nos ajudar a melhorar