Policlínica de Taguatinga passa por grande revitalização com R$ 150 mil em investimentos.

imagem: reprodução



A Policlínica de Taguatinga está sendo transformada para oferecer um atendimento mais humano, confortável e eficiente. Sob a coordenação da Superintendência da Região de Saúde Sudoeste, a unidade está passando por uma série de melhorias estruturais e funcionais dentro do projeto Humaniza Sudoeste, que abrange Águas Claras, Samambaia, Recanto das Emas, Vicente Pires e outras regiões.


Com um investimento de cerca de R$ 150 mil, as intervenções começaram em junho e já trouxeram mudanças significativas na rotina de pacientes e profissionais.


“Ao melhorar a estrutura física da unidade, a gente entrega um ambiente mais digno e confortável tanto ao paciente quanto aos profissionais. Isso reflete diretamente na forma como o atendimento é prestado”, afirma Marcos André Viana, diretor de Atenção Secundária da Região Sudoeste.


 Ambientes modernizados e acessíveis


As melhorias contemplam consultórios, sala de coleta do laboratório, fisioterapia, banheiros, depósito de material de limpeza (DML) e corredor do subsolo. Entre as novidades, destacam-se:


- Nova sala de acupuntura;  

- Sala de triagem da ginecologia;  

- Espaços para brigadistas e almoxarifado;  

- Banheiro acessível para cadeirantes e idosos;  

- Divisórias nos guichês para maior privacidade;  

- Ar-condicionado instalado em diversos consultórios;  

- Troca de computadores, piso da rampa e bate-macas do subsolo.


Além disso, a unidade adquiriu dez cadeiras ergonômicas por meio do Programa de Descentralização do Pagamento e Aquisição de Serviços (PDPAS), melhorando as condições de trabalho dos servidores.


“Esse tipo de investimento impacta diretamente no dia a dia do servidor. Ele percebe que a gestão se preocupa não só com a assistência, mas também com as condições de trabalho”, reforça Viana.


Profissionais e pacientes sentem a diferença


A terapeuta ocupacional Thiara Café destaca os ganhos na qualidade do atendimento:


“Agora, o ambiente, com pintura nova e poucos estímulos visuais, favorece a realização do meu trabalho de estimulação cognitiva. O computador mais eficiente e as cadeiras ergonômicas também contribuem para o bem-estar geral e otimizam o desempenho.”


Próximas etapas


As melhorias continuam. A previsão é de que, até outubro de 2025, sejam feitos reparos na parte elétrica e a instalação de mais aparelhos de ar-condicionado no terceiro andar e na farmácia, além da conclusão das reformas no primeiro andar da unidade.


Serviços que atendem milhares


A Policlínica de Taguatinga conta com 34 consultórios ativos e oferece 17 especialidades, entre elas clínica médica, infectologia, ginecologia, pediatria, fisioterapia, psicologia e pneumologia.


O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 18h (com pausa de 12h às 13h). O agendamento das primeiras consultas é feito pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por meio do Sistema de Regulação.


Em 2024, a unidade realizou quase 48 mil consultas. Até julho de 2025, já foram mais de 27 mil. A farmácia já registrou 81 mil atendimentos no período entre 2024 e 2025, e os laboratórios realizaram mais de 1,7 milhão de exames em 2024 e cerca de 1,1 milhão até julho de 2025


A revitalização da Policlínica de Taguatinga é um passo importante rumo a uma saúde mais digna e humana. 


Fique por dentro de tudo que rola na cidade! Siga o @PORTALFUÇANDO nas redes sociais.

Nenhum comentário

Não tenha Vergonha comente para nos ajudar a melhorar