Pedal Cidadão alia capacitação e lazer em passeio ciclístico em Taguatinga




imagem: reprodução



Mais do que um passeio, o Pedal Cidadão, realizado neste domingo (24), promoveu capacitação profissional e ressocialização de pessoas em situação de rua. A 7ª edição do projeto, promovida pelo Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro Pop) Taguatinga, marcou o encerramento de oficinas de mecânica e montagem de bicicletas, em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto.


Cerca de 60 pessoas, entre frequentadores do Centro Pop, servidores e moradores, participaram do percurso que partiu do Taguaparque até o Centro Pop, na QNF 24 de Taguatinga Norte, onde os participantes receberam certificados.


“O Pedal Cidadão é uma ação de ressocialização que assegura cidadania, inclusão social e profissional. A equipe de educadores trabalhou com a oficina de bicicletas, recebendo doações de parceiros, e o ponto alto foi o passeio ciclístico. Agradeço a todos que participaram”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.


O projeto arrecada bicicletas usadas, quebradas e peças da comunidade local. Esses materiais são usados nas oficinas, onde pessoas em situação de rua aprendem a reformar e montar bicicletas, que servem como meio de transporte, lazer e geração de renda.


“Temos um cronograma de abril a agosto. O lema é ‘Pedal Cidadão, na trilha por outros caminhos’, porque aqui é um começo para trilhar novos rumos. Esse passeio é para entregar o produto desses quatro meses de oficina. Foram 30 bicicletas; doamos para quem participa do passeio, e quem participa da oficina já tem sua bicicleta garantida”, explicou o educador social Wendell Viana, coordenador do projeto.


Deixe seu comentário sobre a importância de ações de inclusão social. Siga o Portal Fuçando nas redes sociais e fique por dentro das iniciativas que transformam vidas no Distrito Federal.

Nenhum comentário

Não tenha Vergonha comente para nos ajudar a melhorar