Obra do BRT na Hélio Prates, no DF, já consumiu R$ 30 milhões, mas ainda está longe de ser entregue
imagem: reprodução |
O corredor exclusivo do BRT que deveria ligar o Sol Nascente e regiões vizinhas ao Plano Piloto, no Distrito Federal, já teve mais de R$ 30 milhões aplicados, mas ainda não foi concluído. O projeto prevê um investimento total de R$ 640 milhões, por meio do PAC Mobilidade.
O traçado previsto passa pelas avenidas Hélio Prates e Comercial, atravessando o centro de Taguatinga, e se desmembra entre o Setor Policial Sul e a Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig). No entanto, o trecho entregue até agora não cobre nem mesmo toda a extensão da avenida Hélio Prates. O governo não informou prazo para a conclusão da obra.
As intervenções foram divididas em três etapas pela Secretaria de Obras:
Etapa 1: de Ceilândia até o Shopping JK. Foram concluídas a reforma das calçadas e melhorias nos estacionamentos, ao custo de R$ 19.552.895,52.
Etapa 2: da Feira dos Goianos até o Pistão Norte. Neste trecho, começou a construção do corredor de ônibus, além de calçadas e sistema de drenagem, mas as obras foram interrompidas após o cancelamento do contrato com a empresa responsável.
Etapa 3: corresponde à parte central da avenida Hélio Prates, onde será construída a faixa exclusiva para ônibus. Esta etapa prevê um investimento de mais de R$ 200 milhões e inclui drenagem, recuperação de calçadas, ciclovia e o corredor exclusivo. No entanto, ainda está em fase de ajustes e revisões técnicas, sem nova licitação lançada.
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