Mercado Sul recebe circuito cultural com oficinas, grafite e shows neste domingo dia 10 de agosto
| imagem: reprodução |
O Mercado Sul, em Taguatinga, se transforma em um grande centro cultural neste domingo (10). das 10h às 22h, o espaço recebe o 1º Circuito de Mobilização, Formação e Arte, com uma programação gratuita cheia de oficinas, rodas de conversa, feira e apresentações artísticas na Casa Kaluana – Ocupação Cultural Mercado Sul Vive.
O evento também marca a segunda edição do Ocupa com Arte, projeto que busca revitalizar os becos do Mercado Sul por meio de grafites, pinturas e plantio, fortalecendo a comunidade e os pequenos comerciantes da região.
“É uma estratégia para fortalecer a revitalização, tanto da comunidade quanto das lojas”, explica Daniela Roeda, integrante da Rede Movimento Mercado Sul Vive.
Um território de resistência cultural
O Mercado Sul, criado nos anos 1960 para abrigar trabalhadores da construção de Brasília, é hoje um território vivo de memória operária e cultura periférica. Desde 2012, o movimento Mercado Sul Vive luta pela permanência no local e pelo reconhecimento do valor cultural e econômico do espaço.
“Temos um processo na Justiça por reintegração de posse e uma ação civil pública contra o Estado, para que se reconheça a importância deste território desde as cadeias da cultura periférica até a economia solidária”, afirma Daniela.
Programação diversa e gratuita
Entre as atrações do dia:
- Oficina de Dança Afro referenciada com Mariana Francisquini e Nyna Cardoso (10h), com café da manhã e roda de conversa;
- Oficina de Portfólio Artístico e Profissional e como tirar o Cadastro de Entes e Agentes Culturais (Ceac) (14h);
- Comunicação de Guerrilha com Ramona Jucá (15h30);
- Roda de conversa sobre formalização de organizações e leis de fomento à cultura (17h).
A programação musical conta com DJ Fraktal (13h), e a partir das 19h, shows com Romana de Sá e Alan José, Gato Nel Negro e Garnet Cuunt.
O projeto é organizado pelos coletivos Espaço Okupa, Retratação Coletivo e Estudo Molotov, e visa fortalecer a luta por políticas públicas de cultura e o direito à cidade.
Não perca!
É uma celebração da cultura, resistência e identidade periférica. E para ficar por dentro de tudo que rola na cidade, siga o @PORTALFUÇANDO nas redes sociais!


Nenhum comentário
Não tenha Vergonha comente para nos ajudar a melhorar