Brasília recebe o 1º Festival de Capoeira Inclusiva

Imagem: Reprodução


A capoeira, reconhecida pela Unesco como patrimônio cultural imaterial da humanidade, é muito mais que uma mistura de luta, dança e música é uma expressão de resistência, identidade e inclusão. Com esse espírito, o Distrito Federal realiza, pela primeira vez, o Festival de Capoeira Inclusiva, nos dias 4, 5 e 6 de setembro, no Tagua Parque, em Taguatinga.


Com entrada gratuita, o evento reúne professores, estudantes, crianças e adolescentes da rede pública e particular em uma programação diversa, que inclui cursos de formação, oficinas, workshops, apresentações e torneios adaptados, com foco especial em pessoas com deficiência. A iniciativa reforça o poder da capoeira como ferramenta de inclusão social e convivência.


Principais destaques


A abertura, no dia 5 de setembro (quinta-feira), será voltada à formação de professores da rede pública e privada, com curso de capacitação em práticas pedagógicas inclusivas, aulas experimentais e vivências musicais com instrumentos tradicionais da capoeira.


Na sexta-feira (6), o protagonismo será das crianças com deficiência da rede pública de ensino, que participarão de um torneio especialmente adaptado. Todos os participantes receberão medalhas comemorativas, em reconhecimento à celebração da diversidade.


No sábado (7), acontece o torneio aberto, com crianças e adolescentes da rede pública e particular, inscritos por seus professores. A competição será conduzida por mestres e instrutores, seguindo a tradição das rodas de capoeira.


Estrutura e proposta


O festival contará com palco principal, salas de convivência, espaços para oficinas, palestras, atendimentos e orientações, além de rodas de capoeira inclusiva e apresentações culturais.


Mais do que celebrar a tradição, o evento busca fortalecer o acolhimento e o entendimento da comunidade sobre os cuidados com crianças e adolescentes, com e sem deficiência.


Festival de Capoeira Inclusiva do DF – 1ª edição  

Data: 4, 5 e 6 de setembro de 2025  

Local: Tagua Parque (estacionamento em frente à Administração Regional) – Taguatinga/DF  

Entrada: Gratuita  

Classificação: Livre  

Informações: @capoeirainclusivadf  

Realização: IBCE  

Apoio institucional: @capoeirainclusivadf   ( O perfil deve estar em construção, porém mande um direct no Instagram )


Deixe seu comentário sobre a importância da inclusão por meio da cultura. 

Siga o Portal Fuçando nas redes sociais e fique por dentro das iniciativas que transformam vidas no Distrito Federal.

Nenhum comentário

Não tenha Vergonha comente para nos ajudar a melhorar